7 de mai. de 2010

Assim caminha a humanidade... (Só um desabafo)

Fico pensando o que leva uma pessoa a cometer maldades contra outra sem ter nenhum motivo aparente, ou por assim dizer: "justificável"- se é que possam ser justificadas. Será que a humanidade está fadada a deteriorização dos bons e nobres sentimentos como: amor, solidariedade, gratidão, humildade...

Fico "passada" com tanta insensibilidade e falta de amor com que muitas pessoas, não generalizando, obviamente, mas infelizmente uma grande maioria, levam a vida, como se ainda precisassem viver se degladiando. Como se ainda estivesse na Idade Antiga, período histórico que se estendeu desde a invenção da escrita (4000 a.C. a 3500 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.). Naquela época as civilizações ainda estavam demarcando territórios, formando Estados e adquirindo um certo grau de nacionalidade, por isso a competição por espaços era ainda mais acirrada que atualmente. Pelo menos havia uma justificativa plausível.

Hoje, com raríssimas exceções, as nações já se estabilizilaram e o nível de civilidade aumentou consideravelmente. Mesmo com tantos avanços, um item básico do caráter humano evolui a passos de tartaruga, se é que está evoluindo, tenho minhas dúvidas. Me refiro a evolução humana, aquela que diz respeito ao amor ao próximo, a solidariedade e respeito pelas pessoas, por suas convicções, hábitos, costumes e culturas. Estaria mesmo a humanidade caminhanho para a sua auto-destruição ética? Ética, no sentido de preservar a conservação do respeito mútuo, da valorização do outro enquanto um ser único, e por isso digno de ser considerado como tal. Mas não, isso não está acontecendo, pelo contrário, o que vemos é um passando por cima do outro sem dó nem piedade, para chegar onde precisa, mesmo que para isso tenha que "vender a alma ao diabo". Então surge em mim a pergunta: pra quê isso? Por que tanta ganância, tanto egoísmo, tanto desamor? A resposta tá dentro de nós mesmos, e cada um sabe formular a sua própria. Só sei que daqui a pouco tudo já passou, inclusive nós mesmos, e aí será tarde para voltarmos atrás para enxergar o quanto perdemos tempo com coisas pequenas, vis, desprezíveis. Mas eu acredito que ainda temos tempo. Ainda é possível olharmos para dentro de nós mesmos e enxergamos o que precisa se mudado.
------------------------------------------------------------------------
Escrito em um dia aí que eu não lembro mais, e que deu vontade de deixar aqui.agora. Nesse dia eu estava um tanto quanto, noiada com algumas coisas.Achei melhor escrever, do que sair por ai, dando tiro em algumas pessoas, rsss

2 comentários:

  1. Oi prima, parabéns ótimo texto!
    Realmente está tudo errado. Como disse Mário Covas: "No Brasil, quem tem ética parece anormal".
    Muito triste isso! aff

    ResponderExcluir
  2. Amiga, adorei suas palavras e faço delas as minhas tbm.
    Tá faltando amor entre as pessoas!

    ResponderExcluir



Essa paisagem ficou mais linda ainda, com a presença dessas pequenas jóias. Criança combina com paisagem que transmite paz. Combinação perfeita!

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, assessora de imprensa, fotógrafa...

Recife