1 de mai. de 2010

Fotojornalismo


fotojornalismo é um ramo da Fotografia onde a informação clara e objetiva, através da imagem fotográfica, é imprescindível.

Através do fotojornalismo, a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. Essas informações são transmitidas pelo simples enquadramento escolhido pelo fotógrafo diante do fato. Nas comunicações impressas, como jornais e revistas, bem como pelos portais na internet, o endosso da informação através da fotografia é uma constante.


Gêneros

A fotografia nos meios de comunicação é muito importante como uma fonte de informação. Atualmente, matérias jornalísticas ficam pobres sem a presença da fotografia.

A fotografia em preto e branco publicada em jornais, existe há mais de cem anos e é uma das características do fotojornalismo. Embora, a fotografia colorida tenha ganhado espaço nessa categoria, no início dos anos 70 com as revistas semanais como Veja e Leia (revistas brasileiras).

Alguns gêneros de fotografia jornalística podem ser destacados:

  • Fotografia social: Nesta categoria estão incluídas a fotografia política, de economia e negócios e as fotografias de fatos gerais dos acontecimentos da cidade, do estado e do país, incluindo a fotografia de tragédia.
  • Fotografia esportiva: Nessa categoria, normalmente a quantidade de informações é mais importante e o que influi na sua publicação.
  • Fotografia cultural: Este tipo de fotografia costuma chamar a atenção para a notícia antes dela ser lida;
  • Fotografia policial: Categoria associada a imagens de combate, apreensão e ou repressão policial, crimes, mortes. Este tipo de fotografia, muitas vezes, recebe destaque na sua publicação, o que provoca as mais variadas reações diante dos fatos.

História do fotojornalismo

Os daguerreótipos obtidos pelos irmãos Natterer em 1841, retratando a procissão de centésimo aniversário de Joseph II, em Viena, foram o primeiro registro fiel de um evento a ser divulgado. O curto tempo de exposição - apenas um segundo, o que levou as imagens a serem intituladas Sekundebilder - permitiu, pela primeira vez, o congelamento do movimento.

O final do século XIX e início do século XX vê o aparecimento de películas cada vez mais sensíveis. Isso irá permitir o registro da ação durante seu desenrolar, o que acabará por se tornar a característica definidora do fotojornalismo.

Técnica

Com o passar dos tempos os repórteres-fotográficos desenvolvem o que podemos chamar de visão periférica, uma graduação maior de visão.Os graus de visão do repórter aumentam por ter que cuidar à distancia e próximo, exemplo claro disso é o futebol, onde ambos extremos são utilizados.

Fotojornalismo independente

A idéia do fotojornalismo independente surgiu na França após a II Guerra Mundial. Formou-se agencia de fotografos com um mesmo objetivo: ter liberdade de pauta, discutir os trabalhos realizados, se aprofundar nas reportagens e sobretudo lutar pelos direitos autorais e a posse dos negativos originais. A Agência Cooperativa Magnum, fundada em 1947 em Paris, por quatro fotografos: Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, David Seymour e George Rodger, foi a pioneira. O movimento de reconstrução da Europa e o progresso tecnológico exigido pela destruição da guerra proporcionaram a criação de uma forma nova de fazer e comercializar a fotografia e discutir sua função. Paris, pela sua importância geográfica e ideológica, facilitava isso. A criação dessa nova forma de agenciar imagens viria modificar toda a história do fotojornalismo no mundo.

Agências de notícias

Com o tempo, as Agências de Notícias proliferaram-se, e hoje muitos jornais de pequeno e médio porte criam agências, agenciando seus fotógrafos para venda de seus trabalhos e em redes de jornais a circulação interna das fotografias. Podemos observar sobre as imagens a agência ou a abreviatura.

Paparazzi

Com a morte da princesa Diana se criou um folclore sobre os paparazzi, esses fotógrafos de ocasião podem chegar a ficar famosos em virtude de suas fotos. Estar a postos com uma câmara na mão basta para registrar uma imagem que pode render muito dinheiro, e também reputação. A cantora norte-americana Britney Spears costuma ser alvo dos paparazzi que faturam milhões com fotos dela em ocasiões constrangedoras, certas partes dos EUA já adotaram políticas contra este tipo de profissional.

Crédito fotográfico - direito autoral

No Brasil a lei do direito autoral garante ao fotógrafo, pode ser a primeira de sua vida, mas que tenha o nome do seu autor. Ao observarmos as publicações de renome e as que são dignas publicam num cantinho da fotografia o nome do fotógrafo, mesmo que acompanhado de possível Agência de Notícias, bem como seu veículo de comunicação. O crédito fotográfico obrigatório em todas as publicações, mundialmente conhecido como tal onde o nome do fotógrafo deve constar na obra.

Fotografia publicada

Na maioria dos meios de comunicação os fotógrafos independentes ganham por foto publicada, então, se enviam dezenas de fotografias e só uma for publicada só receberão por ela. Para muitos, principalmente quem está iniciando é algo muito bom ver seu crédito fotográfico.

Fotojornalistas brasileiros

  • Antonio Augusto Fontes: Nasceu em João Pessoa, Paraíba, em 1948, o fotógrafo Antonio Augusto Fontes viveu de 1971 a 1973 nos Estados Unidos, realizando o ensaio A América e os Americanos. Em 1974 estabeleceu-se no Rio de Janeiro. De 1975 a 1980 consultor técnico do arquivo fotográfico do Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas e do Arquivo Nacional. Trabalhou como fotógrafo das revistas Veja (1982 a 1984), Exame (1982 a 1984) e IstoÉ (1984 a 1986).
  • Emidio Luisi: Nasceu em Sacco, no sul da Itália, em 1947, com 7 anos de idade o fotógrafo Emidio Luisi radicou-se no Brasil. Começou a fotografar no final da década de 1970, especializando-se em fotojornalismo, etnofotografia, espetáculos de dança e teatro. Coordena oficinas de ensino de fotografia em várias cidades brasileiras. Recebeu o XI Prêmio Abril de Fotojornalismo. Dirige a Agência Fotograma de Fotojornalismo e Documentação em São Paulo.
  • João Noronha: Fotojornalista e publicitário, nasceu no dia 24 de novembro de 1955 na cidade de Franca SP. Já viajou o Brasil com sua câmera e registrou momentos políticos importantes da história e também a Cultura Brasileira. Conquistou a Menção Honrosa no Concurso Nacional Vladimir Herzog, 1991, com a foto Violência Urbana no Brasil, imagem captada na Cidade de São Paulo (SP). Medalha de Bronze no concurso internacional INTERPRESS-PHOTO,no ano de 1991, com a foto mesma foto, Violência Urbana no Brasil, imagem veiculada em mais de 100 paises. Em 2006, segunda colocação no concurso para o calendário realizado pela Polícia Militar do Paraná com a foto Renascer, cena de resgate de uma tentativa de suicídio. Free-lancer, vive em Curitiba - PR desde 2000 e dirige a Agência Brazil Press.
  • José Medeiros: "Pioneiro do fotojornalismo no Brasil". A respeito, veja o livro Olho da Rua - O Brasil nas Fotos de José Medeiros; Aprazível Edições; 228 páginas.(Revista Veja, 02.11.2005, pág. 114);
  • Juca Martins: Nasceu em Barcelos, Portugal, em 1949, vive em São Paulo desde 1957. Inicia carreira de fotojornalista em 1969, tendo atuado nos principais veículos de comunicação do País. Em 1979 fundou a Agência F4; no final da década de 80 registrou intensamente a repressão policial aos movimentos sindicalistas paulistas, tendo recebido, entre outros, os prêmios Esso de Fotografia, Wladimir Herzog de Direitos Humanos e, por duas vezes, o Internacional Nikon. Atualmente dirige a agência Olhar Imagem em São Paulo (www.olharimagem.com).
  • Juvenal Pereira: Nasceu em Romaria, Minas Gerais, em 1946, iniciou carreira como fotógrafo free-lancer para os jornais de Belo Horizonte e na sucursal da revista O Cruzeiro. De 1971 a 1974 trabalhou na sucursal de O Cruzeiro de Salvador, Bahia. Em 1974 viveu no Rio Grande do Sul, registrando a vida e os costumes gaúchos, e, neste período, trabalhou como free-lancer para o jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Viveu em Brasília de 1975 a 1981, fotografando para as revistas Veja e IstoÉ e para os jornais Correio Braziliense, Diário de Brasília e Jornal de Brasília. Um dos fundadores da União dos Fotógrafos de Brasília, do Núcleo dos Amigos da Fotografia (Nafoto), em São Paulo, e criador do evento bienal Mês Internacional da Fotografia. Vive em São Paulo desde 1981, onde fotografa como free-lancer para jornais e revistas do País e do exterior.

Referências bibliográficas

  • FRIZOT, Michel. The New History of Photography. Köln: Könemann, 1998.
  • HORTON, Brian. Associated Press Guide to Photojournalism. New York: McGraw-Hill, 2000.
  • KEENE, Martin. Fotojornalismo: Guia Profissional. Lisboa: Dinalivro, 2002.
  • MARINOVICH, Greg. O Clube do Bangue-bangue: Instantâneos de uma Guerra Oculta. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
  • SOUSA, Jorge Pedro. Uma História Crítica do Fotojornalismo Ocidental. Chapecó/Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Essa paisagem ficou mais linda ainda, com a presença dessas pequenas jóias. Criança combina com paisagem que transmite paz. Combinação perfeita!

Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, assessora de imprensa, fotógrafa...

Recife